quinta-feira, 29 de julho de 2010

ESTHER WILLIAMS - IEMANJÁ

A minha primeira Iemanjá foi Esther Williams!
Simples assim. Quando eu quero desenhar ou escrever, eu busco
inspiração admirando a natureza, ouvindo música, pesquisando
sobre um determinado assunto, a partir de um filme ou revendo
meus trabalhos antigos.
Ontem eu estava procurando uns desenhos para um projeto que
estou desenvolvendo, e achei esses desenhos que eu fiz em 1976.
Então eu me dei conta que esses desenhos, que eram de uma época
em que eu ainda não havia encontrado um estilo próprio, retratavam
meu maior interesse na época, os filmes da época de ouro dos
musicais de Hollywood. Aos dezesseis anos eu não havia desenhado
nenhum Deus do Panteão Africano, mas quase todos os grandes
astros dos filmes musicais. Os desenhos eram confeccionados com
caneta esferográfica e caneta pilot, além de lápis de cor comum.
Como a atriz Esther Williams era uma Deusa dos músicais de Hollywood,
ela foi minha primeira Deusa das Águas, minha primeira Iemanjá.






Hoje , quando os canais de tv raramente reexibem esses filmes, eu
dificilmente poderia ter tido esse tipo de inspiração. Tenho assistido
alguns videoclipes e chego a conclusão que a Esther Williams moderna
seria uma mulher com corpo tão musculoso que se assemelharia a um
cyborg, que não lembrariam nada as imagens fictícias das sereias dos
contos e das telas.



Quanto as lendas do Orixá Iemanjá, elas só ganharam vida nos meus
desenhos nos anos noventa, mas nunca mais saíram dele. Iemanjá é
o Orixá que eu mais desenhei, e o desenho que eu mais vendí.

Devo muito a Esther Williams e sua Escola de Sereias!












Um comentário:

  1. BEEEELA, quando o assunto é Iemanjá eu me empolgo, por isso botei mais do que devia.

    ResponderExcluir